Há quatro estratégias básicas a serem utilizadas no desenvolvimento do plano de produção:
Estratégia de acompanhamento de demanda: A estratégia de seguimento do consumo significa produzir as quantidades demandadas a qualquer tempo. Os níveis de estoques mantêm-se estáveis, ao passo que a produção varia para atender à procura.
A figura abaixo mostra esta estratégia. A empresa fabrica apenas o suficiente a qualquer tempo para atender exatamente a demanda. Em alguns setores esta é a única estratégia que pode ser seguida.
Por exemplo, restaurantes têm de servir refeições quando os clientes quiserem, não podendo estocar ou guardar comida, e serviços e devem ser capazes de atender à demanda quando ela ocorrer. Nesse caso, a empresa precisa ter capacidade suficiente para poder atender ao pico de demanda. O restaurante deve ter equipamentos e garçons suficientes para atender a demanda no horário de almoço, embora tais recursos fiquem ociosos no horário do jantar. A vantagem da estratégia
de seguimento da demanda é que os estoques podem ser mantidos em
níveis mínimos. Os bens são produzidos quando a demanda
acontece e não são guardados. Desse modo os custos associados
ao armazenamento de estoques são evitados, pois podem ser muito
altos. |
Copyright © 2010 AIEC |