1 - Porque classificar os materiais

Com o aumento significativo dos materiais utilizados nas empresas e as exigências dos consumidores de novos produtos, tornou-se necessária a criação de uma linguagem única que permitisse identificar, de forma inequívoca, cada item de material. Essa linguagem envolve uma classificação e uma codificação dos diversos materiais.

Nada adiantaria criarmos um sistema de classificação de materiais se não atrelássemos a ele um sistema de codificação. Da necessidade de implantar um sistema de identificação, nasceu a classificação de materiais, que tem por objetivo agrupá-los segundo determinados critérios como: forma, dimensões, peso, tipo, uso etc. Com base na classificação, é possível elaborar uma catalogação de todos os materiais utilizados nas organizações, consequentemente criando uma especificação e uma padronização que vão simplificar os controles, facilitar os procedimentos de armazenagem e de operação de um armazém.


A classificação de materiais visa à identificação, codificação, cadastramento e catalogação de todos os itens de material da empresa atuante. Portanto, como uma função meio, destinada ao apoio das demais atividades de suprimento.

O sistema de classificação é primordial para qualquer área de material, pois sem ele, não pode existir um planejamento eficiente dos estoques, aquisições corretas de material e procedimentos adequados nas atividades de armazenamento.

A classificação não deve gerar confusões, ou seja, um produto não pode ser classificado de modo que seja confundido com outro, mesmo sendo este semelhante.


• Deve haver um material para cada código, e somente um.
• Deve haver um código para cada material, e somente um.

A identificação do material pode ser feita por meio dos modelos descritivo e referencial.



Copyright © 2010 AIEC