3 - Objetivos da Administração de Estoques

Uma empresa que deseja maximizar seu lucro terá no mínimo os seguintes objetivos:

  • Excelência no atendimento aos clientes;
  • Operação da fábrica a baixo custo;
  • Investimento mínimo em estoques.

Atendimento aos clientes - diz respeito à habilidade da empresa em satisfazer as necessidades dos clientes (comprador, outra fábrica da organização ou estação de trabalho), disponibilizando os itens quando necessário, sendo uma mensuração da eficácia da administração de estoques.

Eficiência operacional - Os estoques contribuem para tornar mais produtiva a operação de produção:

• Permitindo que operações com taxas de produção diferentes sejam operadas separadamente e de modo mais econômico.
• Possibilitando nivelar a produção por intermédio da organização de estoques de antecipação para vendas em períodos de pico.
• Menor custo de preparação por item. O custo necessário para produzir um lote depende dos custos de preparação e de operação. Os custos de preparação são fixos, mas os custos de operação variam de acordo com a quantidade produzida. Ao produzir maiores quantidades, os custos de preparação são absorvidos pelo número maior de unidades, e o custo médio por unidade é mais barato.
• Possibilitando que a produção compre em quantidades maiores, o que resulta na redução de custos de pedidos por unidade e em descontos sobre a quantidade.

Investimento mínimo em estoques - Ao se manter estoques, deve haver um benefício que exceda os custos dessa manutenção. Manter estoque que ultrapassa as necessidades atuais só é bom se essa manutenção é menos custosa do que a inexistência do estoque. O problema é equilibrar o investimento em estoque com o nível de atendimento aos clientes, com os custos associados à mudança de níveis de produção, custo de emissão de pedidos e de transporte.



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