Utilizando a abordagem ABC, existem duas regras gerais a seguir:

1 -Ter grande número de itens de baixo valor. Os itens C representam cerca de 5% do valor total do estoque, ou seja, acrescentam pouco ao valor total. Apesar de não afetarem diretamente as cadeiras produtivas, os itens C são necessários e devem estar disponíveis em estoque.

Por exemplo, pedir suprimento para um ano de única vez e manter estoque de segurança suficiente. Deste modo, haverá a possibilidade de esvaziamento do estoque apenas uma vez por ano.
2 - Utilizar o dinheiro economizado e o esforço de controle para reduzir o estoque de itens de alto valor. Os itens A representam cerca de 20% dos itens, aproximadamente 80% do valor do estoque. São extremamente importantes e merecem o controle mais cerrado e a revisão mais frequente.


Controles diferentes utilizados com classificações diferentes podem ser os seguintes:

  • itens A: alta prioridade. Um controle cerrado, incluindo registros completos e precisos, revisões regulares e frequentes por parte da administração, revisão frequente das previsões de demanda, seguimento minucioso e agilidade para reduzir o lead time.
  • itens B: prioridade média. Controles normais com bons registros, atenção regular e processamento normal.
  • itens C: prioridade menor. Os mais simples controles possíveis devem garantir que os itens sejam suficientes. Nenhum registro ou registros simples: talvez utilizar um sistema de revisão periódica. Fazer pedidos em grandes quantidades e manter estoque de segurança.


Copyright © 2010 AIEC