5 - Determinação do Estoque de Segurança

O padrão previsível mais comum é semelhante ao delineado pelo histograma da figura a seguir. Denomina-se curva normal ou curva em forma de sino, porque seu formato lembra o de um sino, com uma distribuição perfeitamente normal.

A distribuição normal tem a maior parte de seus valores agrupados em torno de um ponto central, com resultados progressivamente menores que ocorrem em pontos mais distantes do centro. Ela é simétrica em relação a esse ponto central visto que se distribui de forma igual dos dois lados.

A curva normal é descrita por duas características. Uma relaciona-se a sua tendência central ou média e a outra à variação ou dispersão dos valores reais em torno da média.

Uma vez calculados a média e o desvio-padrão, , o próximo passo é decidir quanto de estoque de segurança é necessário.
Uma propriedade da curva normal é a de ser simétrica em relação à média. Isso significa que durante metade do tempo a demanda real é menor que a média e metade do tempo é maior. Os estoques de segurança são necessários para cobrir apenas aqueles períodos em que a demanda durante o lead time é maior que a média. Assim, um nível de atendimento de 50% pode ser atingido sem nenhum estoque de segurança. Se for necessário um nível de atendimento mais alto, deve-se providenciar um estoque de segurança para proteger a empresa dos períodos em que a demanda real é maior que a média.

A partir das estatísticas sabe-se que o erro está entre 1 da previsão cerca de 68% do tempo (sendo 34% do tempo maior e 34% do tempo menor que a previsão).



Copyright © 2010 AIEC