1 - Gestão de Estoques

Os estoques representam uma parcela substancial dos ativos das empresas, de tal modo que devem ser vistos como um fator potencial de geração de negócios e de lucros. Dessa forma, é função do administrador verificar se os estoques estão sendo utilizados de forma adequada e se estão dando o retorno esperado sobre o capital neles investido.

Numa economia inflacionária uma política de estoques elevados poderia significar uma forma de obter grandes lucros, entretanto com a estabilidade econômica isso não acontece, e uma boa gestão de estoques poderá ser a responsável pelos lucros.

A gestão de estoques constitui uma série de ações para gerir recursos possuidores de valor econômico e destinados ao suprimento das necessidades futuras de material numa organização. Visa, portanto, numa primeira abordagem, manter os estoques em constante equilíbrio em relação ao nível econômico ótimo dos investimentos e isto é obtido, mantendo estoques mínimos, sem correr o risco de não tê-los em quantidades suficientes e necessárias para manter o fluxo de produção da encomenda em equilíbrio com o fluxo de consumo.


Existem vários indicadores de produtividade na análise e controle dos estoques, sendo os mais usuais a acurácia dos controles, o nível de serviço, o giro de estoques e a cobertura de estoques.



Copyright © 2010 AIEC