A qualidade adequada deve ser especificada para todas as mercadorias e produtos que serão comprados, e deve ser expressa de tal forma que:


  • a área de compras saiba exatamente o que está sendo desejado.
  • o contrato, ou encomenda de compra, seja elaborado com uma descrição adequada do que se deseja.
  • o fornecedor seja inteiramente informado das exigências, quanto à qualidade do material.
  • meios apropriados de inspeção e testes possam ser aplicados para que se verifique que o artigo entregue satisfaz os padrões de qualidades especificados.
  • os artigos entregues de acordo com as especificações de qualidade sejam aceitáveis para a empresa compradora.
  • Seleção de fornecedores - podemos dizer que fornecedores são todas as empresas interessadas em suprir as necessidades de outra empresa em termos de matéria-prima, serviços e mão de obra. A eficiência da área de compras está ligada ao grau de atendimento e ao relacionamento entre comprador e fornecedor, que deve ser o mais adequado e conveniente. Os fornecedores podem ser classificados em:
  1. Fornecedor Monopolista - é o fornecedor de produtos exclusivos. Normalmente, o volume de compras é que determina o grau de atendimento e relacionamento. Outras características do fornecedor monopolista:
  • atenção pequena do vendedor para seus clientes;
  • o fornecedor é consciente do seu monopólio;
  • o comprador é que mantém o interesse na aquisição.

  2. Fornecedores Habituais - são os fornecedores tradicionais, que sempre são consultados numa compra.

  • Possuem uma linha de produtos padronizados e comerciais;
  • Prestam melhor atendimento, pois dele depende nova venda.

3. Fornecedores Especiais - são os que ocasionalmente poderão prestar serviços, mão de obra ou fabricação de produtos, que requerem equipamentos especiais ou processos específicos, não encontrados nos fornecedores habituais.

 


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