3. Fornecedores Especiais - São os que ocasionalmente poderão prestar serviços, mão de obra ou fabricação de produtos, que requerem equipamentos especiais ou processos específicos, não encontrados nos fornecedores habituais.

É importante manter em cadastro no mínimo com três (3) fornecedores habituais e especiais habilitados. Isto gera vantagens de:

  • maior liberdade de negociação (redução preço - compra);
  • maior segurança no ciclo de reposição dos materiais.
  • Avaliação de fornecedores - é a fase de análise das fontes de fornecimento identificadas no cadastro inicial, passando de fontes possíveis para fontes habilitadas ou qualificadas. Afirma-se, em geral, que a avaliação adequada de uma fonte de fornecimento resolve praticamente todas as considerações relativas à compra.

    As seguintes variáveis devem ser avaliadas:
      1. Capacidade administrativa: direção administrativa da empresa, conceituação no mercado, interesse em participar do corpo de fornecedores da empresa compradora.
      2. Capacidade técnica: composição do corpo técnico em relação às necessidades da empresa, capacidade de produção, recursos técnicos disponíveis e utilizados, disponibilidade de operadores, máquinas e ferramentas adequadas exigências técnicas.
      3. Capacidade financeira (indicadores financeiros - balanço): índice de liquidez - relação entre o ativo e o passivo, índice de endividamento - relação entre dívidas assumidas e o capital de giro líquido, índice de lucratividade - medido em função das vendas ou em função do patrimônio líquido; índice de rotação de estoques (IRE) - relação entre o consumo e o estoque médio.
      4. Desempenho dos Fornecedores – consiste na avaliação da empresa por meio da observação do seu comportamento em licitações e fornecimentos.

    O desempenho pode ser avaliado sob dois aspectos:

    • Desempenho de licitação: registro da participação do fornecedor em licitações, expresso por meio de número de licitações não respondidas, número de itens adjudicados (colocados) e número de itens com preços elevados.
    • Desempenho do fornecimento: é o registro do desempenho do fornecedor em função dos pedidos de materiais a ele adjudicados (colocados), levando-se em conta os seguintes fatores: atrasos nas entregas dos materiais em relação ao contrato, índice de recusa de materiais em inspeções qualitativa e quantitativa.

Exemplo de Avaliação de fornecedores



Copyright © 2010 AIEC