Novas formas de comprar

O fenômeno da globalização tem trazido grande impacto sobre a forma de comprar. Atualmente se fala em mercado global e, em consequência, em compras globalizadas. Com a produção de classe mundial, a exemplo do carro mundial, peças e componentes são comprados no mundo inteiro.

A Gessy Lever comunica-se eletronicamente com 20% de seus fornecedores. O Pão de Açúcar, graças a estas novas formas de compras, reduziu o índice de faltas de produtos de 25% para 4%, em dois anos; o tempo médio de armazenamento foi reduzido em um mês (passou de 40 para 20 dias) e o volume de cargas recebidas triplicou.

Uma das formas de compras que mais cresce atualmente é o EDI, tecnologia para transmissão eletrônica de dados. O computador do cliente, com placa modem, linha telefônica e software específico para comunicação e tradução dos documentos eletrônicos, é ligado diretamente ao computador do fornecedor.


A figura abaixo mostra o funcionamento do EDI, no qual as ordens ou pedidos de compra, como também outros documentos padronizados, são enviados sem a utilização de papel. Os dados são compactados – para maior rapidez na transmissão e diminuição de custos – criptografados e acessados somente por senha especial.




Copyright © 2010 AIEC