Resumo

O sistema de administração da produção Just in Time é mais do que um conjunto de técnicas, sendo considerada uma filosofia de trabalho. Seus objetivos fundamentais são qualidade e a flexibilidade do processo. Esta filosofia diferencia-se da abordagem tradicional de administrar a produção nos seguintes aspectos:

  • os estoques são considerados nocivos por ocuparem espaço e representarem altos investimentos de capital mas também e, sobretudo, por esconderem ineficiências do processo produtivo, como problemas de qualidade, altos tempos de preparação de máquinas para troca de produtos e falta de confiabilidade de equipamentos.
  • coloca ênfase na redução dos lotes de fabricação por meio da redução dos tempos de preparação de equipamentos.
  • assume a meta de eliminação de erros, não os considerando como inevitáveis.
  • coloca ênfase no fluxo de materiais e não na maximização da utilização da capacidade.

O sistema JIT pode ser definido como um sistema de manufatura cujo objetivo é otimizar os processos e procedimentos por meio da redução contínua de desperdício. Os desperdícios atacados podem ser de várias formas: desperdício de superprodução, de transporte, de processamento, de movimento nas operações, de produzir produtos defeituosos e de estoque. As metas colocadas pelo JIT em relação aos vários problemas de produção são: zero defeito; tempo zero de preparação; estoque zero; movimentos zeros; quebra zero; lead time zero; lote unitário (uma peça).



Copyright © 2010 AIEC