| 3
- A vantagem competitiva
Atualmente o tempo é a maior vantagem competitiva que qualquer
empresa pode possuir. Para entender como isso é possível,
basta verificar quatro pontos: o primeiro são os custos;
o tempo está diretamente relacionado com a flexibilidade, bastando
para isso analisar os tempos de preparação de equipamentos.
Ora, é a flexibilidade que reduz custos e não grandes lotes
de fabricação para estoque. Estratégias organizacionais e de suprimento - muitas vezes presenciamos empresas tentando mudar seu desempenho por meio da aplicação de técnicas avançadas apenas em algumas áreas. Internamente à área de suprimentos, também presenciamos comportamentos parecidos. Importante ter em mente que assim como os antigos Círculos de Controle da Qualidade representavam bem pouco em relação à estratégia da qualidade ou o Kanban, que também representa uma pequena parcela da filosofia do JIT (Just in time), a simples redução no número de fornecedores ou o deslocamento de estoques para esses fornecedores não são suficientes para afirmar que a empresa está empregando a lógica do comakership.
|
Copyright © 2010 AIEC |