4 - A evolução cultural e organizacional

As empresas japonesas foram as primeiras a sentirem a necessidade de estabelecer políticas de relacionamentos externos, com os fornecedores, e internos, com os colaboradores. Entretanto, a exigência de um mercado globalizado compeliu à utilização de princípios de referência também na indústria ocidental. Pode-se citar como exemplos:

 

• Estabelecimento de relacionamentos de longo prazo estáveis;
• Limitação do número de fornecedores;
• Estabelecimento de sistemas de qualificação de classe mundial;
• Colaboração com os fornecedores no desenvolvimento de produtos e processo, entre outros.

Relacionamentos operacionais - a filosofia que rege os relacionamentos na ótica do comakership é derivada das abordagens da Qualidade Total e do Just-in-time. Para tanto, faz-se necessária a divisão por tipos de relacionamento, os quais são divididos em três classes:

- Classe III – Fornecedor Normal;
- Classe II – Fornecedor Integrado;
- Classe I – Fornecedor comaker.

Os fornecedores normais, de Classe III, são aqueles cujas negociações fundamentam-se em especificações de qualidade mínima, profundamente focalizada nos preços. Também existem inspeções sistemáticas de recebimentos de matérias desses fornecedores, como condição de garantia de qualidade.

Os fornecedores de Classe II, denominados fornecedores integrados, são fornecedores cujo relacionamento tende a ser de longo prazo, ganhando o status de fornecedor habitual. Quanto à qualidade, já é garantida e autocertificada com base em critérios de comum acordo, os quais envolvem, inclusive, a aplicação de multas.

Os fornecedores de Classe I, denominados fornecedores comaker, são aqueles que participam, de maneira sistematizada e integrada no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de fabricação. Possuem, com seu cliente, investimentos comuns em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) além de um contínuo intercâmbio de informações sobre todo o processo, desde o subfornecedor até a disponibilização do produto para o cliente e o acompanhamento junto ao usuário final.



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