No discurso da globalização é posto como fundamental atender a necessidade de todos os países – os periféricos principalmente – de atrair empresas, para que estas possam gerar empregos e renda para o local onde se instalarem. Nesta “guerra” os Estados lançam mão de um vasto arsenal de subsídios, desde a redução até à isenção fiscal total. Esta atração de empresas, porém, está se tornando muito difícil para o Estado.

O processo de globalização vem ocasionando profundas transformações para as sociedades contemporâneas. A aceleração do desenvolvimento tecnológico e cultural, principalmente na área da comunicação, inaugura uma nova etapa do capitalismo. São postos diante de nós novos desafios. Todas as esferas da vida humana – cultura, Estado, mundo do trabalho, educação, etc. – sofrem o impacto dessas novas influências. Vivemos uma completa mudança de paradigmas.

A sociedade moderna, tipicamente industrial, vem passando por uma transformação radical. O progresso tecnológico nas telecomunicações e na informatização impulsionou, mundialmente, a formação da sociedade global.



Copyright © 2010 AIEC.