O desenvolvimento da tecnologia de comunicação permitiu eliminar boa parte do trabalho de escrita e atualmente o sistema de pagamentos é fundado em transações eletrônicas, sendo a grande maioria dos pagamentos efetuados por meio de transferências que usam as telecomunicações para realizar as movimentações de recursos. O meio de pagamento eletrônico existe há algum tempo, e hoje está mais disseminado, sendo usado pelas empresas para pagamento dos seus funcionários ou do próprio governo, o qual o utiliza para efetuar o pagamento dos saldos de correção do FGTS no maior acordo trabalhista já celebrado no mundo.

A tecnologia do SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro - desenvolvida pelo Banco Central é exportada para outros países e vem servindo de exemplo de eficiência e segurança nesta área. Este sistema tem como objetivo reduzir o risco do governo em relação à compensação de cheques e também o de transferir para o setor privado a responsabilidade pela movimentação financeira. Além disso, permite aumentar a eficiência do sistema de pagamentos e reduzir o custo da movimentação financeira.

Com os avanços obtidos no desenvolvimento de novas tecnologias e com a diminuição dos custos e maior acessibilidade aos computadores, estamos entrando numa nova era do sistema de pagamentos com o aparecimento da moeda eletrônica que pode ser armazenada eletronicamente e tem as formas de Cartão de débito, Cartão de Valor Acumulado, Dinheiro Eletrônico, Cheque Eletrônico.



Copyright © 2010 AIEC.