A tendência global para a moeda é que se torne um produto virtual e eletrônico, substituindo a atual moeda física. Outra tendência é a unificação da moeda com a criação de blocos econômicos, como é o caso da União Europeia, o Mercosul etc. Considerando as vantagens da moeda eletrônica, podemos pensar que estamos caminhando para uma sociedade sem dinheiro, na qual todos os pagamentos são feitos por meio eletrônico. Esta predição tem sido feita já há duas décadas, mas ainda não se tornou realidade.

Algumas razões justificam a manutenção do sistema de papel em detrimento dos meios de pagamento eletrônicos mais eficientes:


1.o custo de se montar e manter a rede de computador, leitora de cartão e de telecomunicações necessária para tornar a moeda eletrônica a forma de pagamento dominante é extremamente cara.


2. o mercado para realizar negócios seguros demanda recibo, vantagem que os cheques convencionais oferecem.

Além disso, alguns consumidores aproveitam os dias de circulação do cheque antes de ser descontado, como forma de financiar seu capital de giro ou obter juros sobre o saldo durante os dias que o cheque está circulando. Uma vez que os pagamentos eletrônicos são imediatos, eles eliminam a circulação para o consumidor.



Copyright © 2010 AIEC.