1 - Os Mercados Financeiros

Podemos definir mercado financeiro como o lugar pelo qual se produz o intercâmbio e a transformação de ativos financeiros e se determinam seus preços.

Como vimos no módulo de intermediação financeira, a renda oferecida pelo sistema de produção não é homogênea, e isso leva à existência de agentes superavitários (que têm excedente de renda porque a renda é maior que o consumo e, assim, dispõem de poupança) e deficitários (que não dispõem de excedentes de renda porque o consumo é igual ou superior à renda) que necessitam de crédito para complementar suas necessidades de consumo.

Os agentes superavitários que desejam aplicar suas poupanças para maximizar ganhos recorrem ao mercado financeiro, investindo economias em títulos para receber ganho ao final de determinado período. Essa oferta de recursos pelos superavitários irá financiar as necessidades dos deficitários, que buscam o mercado financeiro para obter crédito para complementar sua renda. Com isso, podemos afirmar que o mercado financeiro transfere as poupanças dos agentes superavitários para os deficitários de uma economia.



Copyright © 2010 AIEC.