A eficiência de um mercado financeiro está diretamente relacionada com sua capacidade de desempenhar essas funções. Os mercados financeiros devem cumprir dois tipos de eficiência quando realizam essas funções:


• Eficiência da distribuição que se baseia no fato de que os recursos sejam direcionados aos setores que ofereçam maiores rendimentos ao investidor em função do risco suportado; e
• Eficiência operacional, que se refere à alocação dos recursos ao custo mais baixo possível.

Dentre as tendências que têm transformado os mercados financeiros, podemos destacar a da globalização, fenômeno que afeta os mercados financeiros de várias formas. A evolução da tecnologia de informação e de transmissão de dados aliada à diminuição das restrições à movimentação de capitais estrangeiros cria demanda por mecanismos de regulação do mercado para atender o processo de integração regional que, através da formação de blocos econômicos, permite a livre circulação de bens, serviços, pessoas e de recursos financeiros entre os países membros. Este processo de globalização é o maior desafio a ser enfrentado pelos governos no sentido de impedir que as diferenças econômicas entre os países prejudiquem, ainda mais, economias em desenvolvimento.



Copyright © 2010 AIEC.