Também o Programa de Financiamento às Exportações - PROEX - financia produtos na fase pós-embarque. O PROEX financia produtos ou serviços por prazos que variam de 12 meses a 10 anos, de acordo com os valores das operações de exportação.

O PROEX Equalização surgiu do fato que as instituições financeiras, no exterior, financiam os importadores que querem comprar produtos brasileiros, cobrando juros de mercado que são menores do que os juros existentes no Brasil. Para tornar as exportações brasileiras mais competitivas, o Tesouro Nacional cobre a diferença entre a taxa cobrada pelo Banco no Brasil, até determinado teto, e o juro indicado pela Organização para a Cooperação ao Desenvolvimento Econômico - OCDE. O custo dos recursos oferecidos pelos bancos nacionais passa a ser mais competitivo em ralação aos padrões internacionais, oferecendo taxas de financiamento atrativas aos compradores de produtos nacionais.

Esta modalidade foi a que gerou a contestação administrativa do Canadá em relação aos produtos vendidos pela EMBRAER, nas concorrências com a BOMBARDIER, empresa do Canadá. A BOMBARDIER alegou que o PROEX do Banco do Brasil tornava as taxas de financiamento das aeronaves menores que a melhor taxa do mercado internacional, a “Libor prime rate”.



Copyright © 2010 AIEC.