1 - Mercados Primário e Secundários

No módulo III estudamos os principais mercados financeiros e o processo de abertura de capital, onde se inserem o mercado primário e o secundário. Agora, veremos, de forma mais aprofundada, as modalidades de mercados que ofertam ações e debêntures, iniciando pela retomada dos mercados primário e secundário.

Primeiramente, vamos relembrar, de forma ampla, as diferenças entre o mercado primário e o secundário, conforme quadro abaixo:

DIFERENÇAS ENTRE MERCADO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO
Mercado Primário
Mercado Secundário
Ocorrência da primeira colocação pública dos títulos de uma sociedade anônima, pela operação de underwriting. É no mercado primário que há a captação de recursos para financiamento das empresas. Os bancos de investimento, sociedades corretoras e sociedades distribuidoras são as instituições que conduzem tais operações.
Onde ocorrem as negociações das ações das sociedades anônimas de capital aberto, adquiridas pelo público, no mercado primário. As operações nesse tipo de mercado não transferem recursos para as empresas emissoras, ficando o acionista com a possibilidade do risco de preço.


Quando um indivíduo compra um título em um mercado secundário, a pessoa que vendeu o título recebe dinheiro em troca do título, mas a empresa que emitiu o título não adquire novos fundos. A empresa só recebe recursos novos quando seus títulos são vendidos pela primeira vez no mercado primário.



Copyright © 2010 AIEC.