Além disso, as tendências podem ser divididas em três categorias, como vemos na tabela abaixo:

CATEGORIAS DE TENDÊNCIAS
Tendência Primária
Tendências Secundárias
Tendência Terciária

É a tendência principal e mais importante, podendo durar vários anos. Pode refletir tanto uma evolução altista (bull market) como uma evolução baixista (bear market). Dentro dela a direção do movimento tende a mudar subitamente durante curtos espaços de tempo, sendo conhecidos como reações ou sacudidas (shock outs). Dentro de uma tendência de alta é freqüente encontrarmos reações baixistas, que apesar de poderem alcançar certa intensidade, não ameaçam a tendência principal. Podemos dizer o mesmo da tendência baixista, que periodicamente pode ser interrompida por reações altistas.

São consideradas reações que ocorrem nos mercados dentro das tendências primárias. Sua amplitude é muito menor e pode durar de várias semanas a uns poucos meses, sendo também consideradas de correções na tendência principal.

Essa tendência dura curto espaço de tempo, que pode ser de algumas horas ou de várias sessões no máximo. É considerada como uma pequena flutuação da tendência secundária, sendo, portanto, movimentos do dia-a-dia.


Copyright © 2010 AIEC.