4 - Indicadores Técnicos

Para o desenvolvimento da análise técnica, além dos gráficos, são utilizados também os indicadores técnicos, que procuram trabalhar de forma mais determinística os movimentos de mercado. As principais categoriais de indicador técnico são: 1) indicadores de tendência, como as médias móveis; e 2) os osciladores. Vejamos cada um destes indicadores técnicos. Vejamos cada uma delas, com mais detalhes.


1) Indicadores de Tendência - A primeira categoria principal de indicador técnico envolve indicadores de tendência como as médias móveis que possibilitam análise dos movimentos dos preços de uma ação. A utilização de médias móveis permite eliminar flutuações nos preços das ações produzidas por problemas de estabilidade, ao identificar a tendência e suas reversões de direção. Graças a sua simplicidade de construção e a objetividade de seus resultados, a média móvel de preço de ações tornou-se um dos mais objetivos e versáteis indicadores de tendência.

Para construção da média móvel, escolhe-se determinado período de tempo e calcula-se a média dos preços dos dias para preços de fechamento. Essa média é chamada de móvel porque será sempre a média do último período acompanhado, ou seja, a cada novo dia de negociação subtrai-se da média o primeiro dia e soma-se o novo dia. A análise desse indicador é feita por meio dos sinais apresentados. O sinal de compra é dado quando a linha de preço cruza a linha da média, de baixo para cima. O sinal de venda é dado quando a linha de preço cruza a linha média, de cima para baixo.

Para interpretação dessas médias, devemos considerar os seguintes critérios:


• As médias são linhas de resistência nos movimentos de alta e suporte nos de baixa; e
• Quando as cotações estão num movimento de alta ou de baixa, a média pode ser utilizada como aviso de reversão de tendência.



Copyright © 2010 AIEC.