• Análise Macroeconômica

Para o desenvolvimento da análise da economia nacional, é necessária a utilização dos conceitos da teoria macroeconômica que fornece os parâmetros para a mensuração da atividade econômica em geral de um sistema econômico, tornando possível a utilização de um número restrito de variáveis fundamentais. Isso porque trabalha com as relações entre as diversas variáveis, eliminando muitos dos fatores que afetam o comportamento individual e permitindo a análise e a previsão da economia e de seus agentes.

Podemos dizer, também, que a macroeconomia é o ambiente no qual as empresas operam. Portanto, a capacidade de prevê-la pode traduzir-se em grandes oportunidades de ganhos de investimentos em ações.

A justificativa para a realização de uma análise macroeconômica é que a bolsa de valores deve refletir de alguma forma, o desempenho da economia na qual ela está inserida. Se a economia vai bem, as empresas têm a possibilidade de obter bom desempenho e conseqüentemente suas ações subirão, provocando uma alta da bolsa. Além do que, esse enfoque é muito útil para administradores de carteiras e para analistas generalistas. A estrutura básica de um modelo macroeconômico compõe-se da parte real e da parte monetária da economia, que pode ser vista pelos seus mercados. As variáveis ou agregados macroeconômicos são determinados pelo encontro da oferta e da demanda em cada um desses mercados.



Copyright © 2010 AIEC.