A valorização das ações será tratada nesse tópico. Já a análise financeira, por se tratar de um tema mais amplo, foi tratada na disciplina Administração Financeira, no capítulo de análise das demonstrações contábeis, principalmente quanto aos índices que medem a rentabilidade / lucratividade e medidas de endividamento para avaliar a saúde financeira da empresa.

O maior problema enfrentado por qualquer investidor, para identificar melhor o método de valorizar as ações, é saber se os preços pagos por uma ação são altos, baixos ou justos. Não existe um método ou processo matemático exato, e isto se deve a dois aspectos principais:


1. A capacidade de remunerar o investimento que define o valor intrínseco da ação; e
2. Sua comparação com o preço de mercado que é sensível a fatores psicossociais.

Se conseguirmos definir um valor intrínseco da ação de uma empresa que tenha relativa estabilidade, embora variando em períodos mais longos, será possível avaliar se há justeza nos preços formados no mercado e agir de acordo com as conclusões. Para que isso se torne possível, é imprescindível determinar a capacidade da empresa de remunerar o investimento nela feito, considerando a expectativa do investidor em rentabilidade e prazo de tempo, as condições internas da empresa e o mercado em que opera.



Copyright © 2010 AIEC.