Neste contexto, a credibilidade das bolsas de valores é de fundamental importância para assegurar a liquidez e minimizar o risco das operações. Esta necessidade de dotar o mercado de capitais brasileiro de estrutura moderna e eficiente para a realização das atividades de compensação, liquidação, custódia e controle de risco fez surgir instituições que buscam garantir a liquidação e custódia dos títulos.

CBLC - Como principal exemplo de formas de aumentar a credibilidade do mercado, destacamos o da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC que é responsável pela liquidação e controle de risco das operações realizadas na BOVESPA, seja nos mercados a vista e de liquidação futura.


Esta empresa registra e controla as operações de empréstimo de títulos e é responsável pela sua compensação, por meio do Banco de Títulos CBLC–BTC.

Além disso, a CBLC assumiu o Serviço de Custódia Fungível que era executado pela BOVESPA, tornando-se responsável pela sua prestação aos participantes do mercado.



Copyright © 2010 AIEC.