3 - Análise dos índices de ações

Conhecidos os conceitos básicos que estão subjacentes aos índices de ações podemos iniciar o tema de análise dos índices de ações utilizados no mercado de ações brasileiro, sendo que vamos exemplificar a metodologia e o funcionamento do mais tradicional índice do mercado de ações no Brasil, o Índice Bovespa ou, simplesmente, o IBOVESPA.

Este índice é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro, porque reflete o comportamento das principais ações negociados na Bolsa de Valores de São Paulo, o que representa cerca de 90% do mercado total.

Utilizando uma metodologia de fácil acompanhamento pelo mercado, o Índice Bovespa representa fielmente não só o comportamento médio dos preços das principais ações, como também, o perfil das negociações realizadas no mercado à vista.

Do ponto de vista da liquidez do mercado de ações, a carteira de mercado do IBOVESPA é integrada pelas ações que, em conjunto, representam 80% do volume negociado no mercado à vista.

Do ponto de vista da capitalização do mercado de ações as empresas emissoras das ações integrantes da carteira teórica do Índice Bovespa respondem, na média, por aproximadamente 70% do somatório da capitalização de todas as empresas com ações negociadas na Bovespa.
Como critério adicional, exige-se que a ação seja negociada em, pelo menos, 80% dos pregões realizados no período.




Copyright © 2010 AIEC.