Resumo

Apresentamos, neste módulo, o papel do Mercado de Capitais que é basicamente o de apoiar o crescimento do país, financiando a atividade produtiva e atraindo investimentos para os agentes econômicos da sociedade.

A relação entre o mercado de capitais, sua missão e o desenvolvimento econômico é de fundamental importância para:

• o desenvolvimento de uma sociedade;
• o favorecimento do crescimento econômico;
• e melhoria da competitividade do país no mundo globalizado.

Verificamos também que a sua ineficácia, por outro lado, pode prejudicar o desenvolvimento do país, comprometendo sua credibilidade.

O mercado favorece o crescimento econômico quando:

1. oferece condições financeiras estáveis;
2. direciona recursos para investimentos produtivos;
3. garante a negociação de títulos de forma diversificada com diferentes opções de risco e retorno;
4. permite a transferência de recursos de investimento ou de dívida para as empresas;
5. pulveriza o capital e a propriedade de forma democrática, dando acesso aos pequenos investidores e aos trabalhadores.

Apresentamos as principais propostas e medidas do Plano Diretor do Mercado de Capitais coordenado pela APIMEC - Associação dos Profissionais de Investimento no Mercado de Capitais -, plano este voltado para atingir o objetivo de um mercado de capitais forte e participante.

Destacamos a importância dos ganhos de produtividade e da adequação do capital humano para a inserção competitiva dos países no cenário mundial como prioridade de uma agenda de desenvolvimento e citamos as mudanças em curso para o caso do Brasil, que passa pela reforma tributária, as altas taxas de juros e o estimulo que deve ser dado aos fundos previdenciários que hoje têm participação incipiente no PIB.

Quanto à questão sobre a difusão de princípios de Governança Corporativa e transparência, apresentamos a nova frente de atuação da BOVESPA visando o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro chamado Novo Mercado.



Copyright © 2010 AIEC.