Fórmulas do modelo


(01) adotando = taxa de adoção
Units: pessoas/ano


(02) aumentando preço = 0
Units: R$/ano


(03) clientes = INTEG (adotando, 0)
Units: pessoas


(04) compatibilidade = INTEG (obtendo compatibilidade – perdendo compatibilidade, 10)
Units: Dmnl
É o grau em que uma inovação é percebida como compatível com valores existentes, experiências passadas, e necessidade de potenciais clientes adotarem.


(05) complexidade = INTEG (complicando – simplificando, 1)
Units: Dmnl
É o grau de dificuldade de entendimento e de utilização percebidos pelo potencial usuário. Quanto mais fácil de entender e utilizar, mais fácil será adotada.


(06) complicando = 0
Units: Dmnl/ano


(07) dificultando observação = 0
Units: Dmnl/ano


(08) dimensão pessoa = 1
Units: Dmnl/pessoa


(09) dimensão tempo = 1
Units: Dmnl/ano


(10) experimentação = INTEG (permitindo experimentação – proibindo experimentação, 0)
Units: Dmnl
É o grau em que um potencial usuário pode experimentar a inovação antes de adquiri-la.


(11) fator de adoção = 1000
Units: pessoas
Quantidade de clientes que adotarão o produto quando a inovação percebida for igual a 1,00 Dmnl.


(12) faturamento anual= adotanto*preço*dimensão pessoa
Units: R$
Resultado dos clientes que adotam o produto pelo preço atual.


(13) FINAL TIME = 20
Units: Year
The final time for the simulation.

(14) influência do preço = 10
Units: Dmnl
Influência da taxa de redução de preço no aumento da vantagem relativa do produto. Um valor 10 significa que uma redução de 1% no preço aumenta a vantagem relativa em 1/10 unidades (0, 1).


(15) INITIAL TIME = 0
Units: Year
The initial time for the simulation.


(16) inovação percebida = (vantagem relativa * compatibilidade * experimentação * observação) / (complexidade) * dimensão tempo
Units: Dmnl/ano
Resultado da combinação das variáveis que influenciam diretamente na inovação.


(17) Não Clientes = INTEG (– adotando, 1e + 008)
Units: pessoas
Pessoas que ainda não compram o produto. Obs.: 1e+008 = 1*108 = 100.000.000.


(18) observação = INTEG ( + permitindo observação – dificultando observação, 1)
Units: Dmnl
É o grau em que os resultados de uma inovação são visíveis para os outros. A partir da devida identificação das variáveis no processo de inovação e os seus respectivos inter-relacionamentos e interdependências torna-se necessário conceber a forma e os mecanismos para decidir qual o momento mais adequado para iniciar o processo de inovação.


(19) obtendo compatibilidade = 0
Units: Dmnl/ano


(20) obtendo vantagem = IF THEN ELSE (taxa de redução de preço > 0, (taxa de redução de preço/influência do preço), 0)
Units: Dmnl/ano


(21) perdendo compatibilidade = 0.5
Units: Dmnl/ano


(22) perdendo vantagem = 2
Units: Dmnl/ano


(23) permitindo experimentação = observação/15 * dimensão tempo
Units: Dmnl/ano


(24) permitindo observação = 0.5
Units: Dmnl/ano


(25) preço = INTEG (aumentando preço – reduzindo preço,10000)
Units: R$


(26) proibindo experimentação = 0
Units: Dmnl/ano

(27) reduzindo preço = (preço*taxa de redução de preço/100)
Units: R$/ano


(28) SAVEPER = TIME STEP
Units: Year [0, ?]
The frequency with which output is stored. (A freqüência em que os dados de saída são armazenados).


(29) simplificando = permitindo experimentação/10
Units: Dmnl/ano


(30) taxa de adoção =IF THEN ELSE (inovação percebida * fator de adoção + clientes * taxa de influência inercial / 100 < 0, 0, inovação percebida * fator de adoção + clientes * taxa de influência inercial / 100)
Units: pessoas/ano
Produto da inovação percebida pelo fator de adoção. Representa quantas pessoas irão adotar o produto por ano.


(31) taxa de influência inercial = 2
Units: Dmnl/ano
Percentual de pessoas que adotarão o produto por "osmose".


(32) taxa de redução de preço = 15
Units: Dmnl/ano


(33) TIME STEP = 1
Units: Year [0,?]
The time step for the simulation. (Intervalo de tempo nos quais os dados serão calculados. No caso, ano a ano).


(34) vantagem relativa = INTEG (obtendo vantagem –perdendo vantagem, 10)
Units: Dmnl
Representa o nível de vantagem do produto em relação à concorrência em função de preço, qualidade intrínseca, inovação etc.



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