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| 1 - A logística definida Nagano e Aguiar (1996) definem a logística como sendo a forma de prover bens e serviços a partir de um ponto de oferta até um ponto de demanda. Preocupa-se com o curso da produção através de todo o processo comercial, da matéria-prima ao produto acabado e deste ao local de entrega. Para Ballou (1993), ela é entendida como a integração tanto da administração de materiais como da distribuição física: “estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos desde a fonte fornecedora até o consumidor final”. De modo prático ela é a ferramenta para interligar, de maneira otimizada, os fornecedores e estabelecimentos a clientes e consumidores. Ou seja, um sistema logístico completo e eficiente é capaz de controlar o processo de obtenção, estoque e distribuição de produtos em uma rede de clientes e consumidores.
Dessa forma, podemos concluir que o principal alvo da logística é o atendimento aos clientes e consumidores finais; cuja presença é marcante no instante em que o cliente ou consumidor resolve transformar um desejo de consumo em realidade. |
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