2 - O processo de planejamento

O processo de planejamento é dinâmico por natureza, permite que a empresa identifique estratégias para atingir os objetivos traçados. Para isso, o primeiro passo é decidir as diretrizes estratégicas para a empresa alcançar seus objetivos financeiros e de crescimento como um todo.

A visão estratégica é iterativa e assim sendo, o planejamento estratégico é um processo de análise das oportunidades e ameaças e de pontos fortes e fracos com vista à busca de uma equação para definição de objetivos apropriados ao ajustamento empresarial às condições ambientais de mudança.

O planejamento estratégico constitui utilização de um arcabouço de técnicas direcionadas para:


• a elaboração de uma análise ambiental interna e externa da empresa (globalização);
• a definição da missão logística;
• a formulação de objetivos estratégicos;
• a definição do perfil de negócios e áreas de negócios;
• a formulação de políticas e diretrizes.

O planejamento estratégico deve perseguir os objetivos alcançáveis em longo prazo e servir de esboço geral para a realização dos planos táticos e operacionais. Devido a sua característica de não-especificação, o planejamento em nível estratégico carece de operatividade, por falta de informações suficiente, específicas e fidedignas (que possam ser projetadas com segurança para um futuro muito afastado).



Copyright © 2010 AIEC.