O planejamento logístico tenta resolver quatro das maiores áreas-problema da logística empresarial: 1) decisões de localização das instalações, 2) decisões de transporte, 3) decisões de estoque e por fim, 4) decisões do nível de serviço a oferecer.

As três primeiras áreas são inter-relacionadas e planejadas comumente como uma única unidade e definem a quarta área-problema, o nível de serviço.


1. As decisões de localização das instalações incluem:

Objetivo: encontrar a distribuição física de mais baixo custo, ou, alternativamente, a de maximizar o lucro.

Estratégia:

• esboçar um plano logístico com a localização geográfica em mapas (se possível, digitalizados) dos pontos de estocagem e suas fontes de fornecimento;
• incluir todos os movimentos de produtos e os custos associados desde a planta, passando pelo fornecedor, pontos intermediários de estocagem até chegar no cliente;
• realizar uma simulação de distribuição (se possível incluindo técnicas de SIG – Sistema de Informação Geográfica);
• analisar os custos totais e por fim,
• decidir pela melhor estratégia de localização.

 

2. As decisões de transporte consideram:

Objetivo: optar pela melhor solução para atender os problemas espaciais e temporais da empresa; minimizando os custos, mas não esquecendo os objetivos do serviço ao cliente.

Estratégia: sabendo-se da localização geográfica da demanda e da localização das instalações da empresa, assim como, da política empresarial adotada (que envolve, dentre outros, tempo de entrega e nível de serviço), é possível definir:

(1) o modo de transporte;
(2) o tamanho de carregamento (capacidade do veículo) e
(3) a roteirização e a programação.

 

3. As decisões de estoque atentam para:

Objetivo: estabelecer regras de reabastecimento, as mais otimizadas possíveis.

Estratégia: localizar seletivamente vários itens na linha de produção e gerenciar níveis de estoques por vários métodos de revisão contínua.

 

4. As decisões do nível de serviço a oferecer levam em conta:

Objetivo: estabelecer um nível de serviço ao cliente apropriado à política da empresa.

Estratégia: sabendo-se que um alto nível de serviço requer uso de vários pontos de estocagem e transportes mais rápidos e muitas vezes, mais dispendiosos, equilibrar os custos e o nível de serviço ao cliente de maneira que possa harmonizar os interesses da empresa e a satisfação do cliente.

Estas áreas-problema serão abordadas e discutidas mais à frente, no decorrer deste curso. Veja exemplos.



Copyright © 2010 AIEC.