4 - O plano logístico

Existe em geral, certa dificuldade em tratar, de forma clara e explícita, o tema planejamento logístico. Um aspecto que corrobora com essa dificuldade é a característica personalizada do planejamento, cuja padronização inviabilizaria o uso das condições necessárias para se alcançar a missão logística de cada empresa. Além do que, é fato explícito que não há uma única cadeia logística que possa ser aplicada a todo e qualquer produto, em toda e qualquer empresa.

O que se constata, de certa forma, é que os autores discutem cada atividade primária que o profissional de logística deve planejar e operar., Dá-se, portanto, uma compreensão básica de cada atividade e dos princípios úteis para o planejamento nos níveis estratégico, tático e operacional com o objetivo de que o profissional de logística possa então desenvolver sua criatividade e aplicar sua experiência na elaboração de um planejamento adequado às necessidades e objetivos da empresa.

A recomendação para a elaboração de um plano logístico em médio ou longo prazo, em linhas gerais, é a seguinte (Kobayashi, 2000):


conhecer corretamente a situação da empresa;

conhecer o próprio negócio;

conhecer objetivamente o perfil da empresa;

• delinear as orientações futuras;

determinar slogans facilmente memorizáveis;

determinar o nível de serviço a oferecer;

determinar claramente qual deverá ser o custo de distribuição física;

definir percursos e bases de distribuição física;

delinear o nível ideal de estoque de produtos;

definir com clareza os sistemas de transporte (carga, descarga e modo de transporte);

apontar qual modalidade é a mais apropriada para embalagem;

desenhar a organização mais apropriada à empresa;

determinar o pessoal necessário para desenvolver cada atividade da área de distribuição física.



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