Os principais elementos de um sistema integrado de logística são:

• Cliente: por definição é o usuário de um serviço ou produto (Bueno, 1995).

•Área comercial: é área que, juntamente com a de marketing, capta o “apetite” do cliente em desejar um produto ou serviço e transforma esse desejo em realidade; estabelecendo um elo forte de satisfação entre o cliente e a empresa.

• Operação industrial: em função dos desejos dos clientes, aguçados na área comercial, é projetada a operação da área industrial que envolve, dentre outros, a escolha de recursos tecnológicos mais indicados para a operação requerida e que se resume ao PCP (Planejamento e Controle da Produção) e a redução ou até eliminação do lead time total do produto na empresa.

• Administração e finanças: é a área que trata do fluxo de caixa de uma empresa, podendo ser denominada de “pulmão da empresa”. O uso da internet faz com que os fluxos de capital sejam cada vez mais rápidos; exigindo, por exemplo, um eficiente plano de investimentos em manufatura em nível de organização e implementação de novos projetos.


• Fornecedor: na atualidade o papel do fornecedor na logística empresarial é o de parceiro operacional. Este papel visa garantir a continuidade do fornecedor no mercado por meio da satisfação gerada ao cliente. Essa parceria entre o fornecedor e o cliente faz com que exista certa cumplicidade na administração de preço, qualidade e prazo, fatores determinantes no bom atendimento ao consumidor final; e também faz com que haja uma limitação, ou até mesmo redução, no número de fontes de provimento. A limitação provém da (1) exigência do uso intensivo da informática e da (2) introdução de esquemas de contabilidade de custos e classificação de estoques empregando o método ABC – Activity Based Costing, por exemplo.

• Distribuição Física: é a área que trata de alcançar um dos principais objetivos da logística que é o de atingir de forma eficiente e eficaz no tempo e no espaço o cliente. A localização das fábricas é hoje função muito mais do mercado a ser atendido do que deferências à incentivos fiscais; demonstrando dessa forma, a preocupação com a agilidade na entrega de seus produtos ao cliente.




Copyright © 2010 AIEC.