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- Níveis hierárquicos A
Hierarquia de utilização de um sistema de informações
logísticas é apresentada na figura a seguir:

Ballou
(1993) separa as necessidades de informações logísticas
em quatro níveis. Os níveis 1 e 2 são ligados às
atividades operacionais e, portanto, exigem maior velocidade no fluxo
de informação; o nível 3 às atividades pertencentes
ao nível tático e o nível 4, às atividades
que definem o planejamento estratégico (em longo prazo). Cada um
desses níveis é assim determinado:
- Nível
1: refere-se às transações e às
consultas tais como verificação de estoque e situação
do andamento de pedidos. Seus usuários normalmente são
o pessoal operacional – por exemplo os funcionários administrativos.
- Nível
2:
envolve o uso de informações por supervisores de primeira
linha. Os supervisores de transporte e de depósito que precisam,
dentre outras, obter informações diárias na forma
de relatórios de andamento e planejamento referentes às
atividades típicas de seus departamentos, são considerados
bons exemplos.
- Nível
3: trata-se de uma extensão do nível 2 (nível
de supervisão) e sua diferenciação está
no período de seu ciclo de replanejamento, que deve ser superior
a um dia e inferior a um ano. Suas atividades geralmente envolvem a
média gerência onde, por exemplo, os gerentes de distribuição
física exercem a atividade de seleção de transportadoras.
- Nível
4:
envolve a definição de metas, políticas e objetivos,
decidindo toda a configuração do sistema logístico
e, portanto, os recursos necessários para executar a distribuição
e o suprimento. Neste nível, procedimentos manuais e armazenagem
de dados sem acesso instantâneo (off-line) são aceitáveis,
geralmente porque os dados não são consultados diariamente.
É importante
lembrar que a hierarquia de planejamento e controle, normalmente não
é facilmente identificável em pequenas empresas. Segundo
Ballou (1993), numa pequena empresa as mesmas tarefas gerenciais precisam
ser executadas, porém, por menos pessoas. E não é
preciso possuir um sofisticado sistema automatizado de informações:
um sistema basicamente manual é mais adequado as suas necessidades
e é muito mais prático. |