A grande responsabilidade ao gerir pessoas é entender que são seres complexos, com individualidade e perspectivas de vida diferenciadas. Logo, todas as ações visando à melhoria no desenvolvimento e crescimento das pessoas no ambiente organizacional deve ser coerentes, claras, e sempre acopladas ao planejamento estratégico da organização.

O administrador deve estar consciente de que, ao agir sobre determinado grupo na organização, cria-se impacto na organização como um todo. O planejamento da gestão de pessoas é de muita significância e, como já foi dito, deve vincular-se ao planejamento estratégico organizacional. A falta de um planejamento adequado significa o caminho para um eventual declínio e possível fracasso.

Segundo Bulgalor (1999),


“Desenvolver uma estratégia significa seguir passos para garantir que a organização se mantenha em boa forma para fazer frente às mudanças de seu meio ambiente”.

Antigamente, o foco estratégico das organizações centrava-se na capacidade mercadológica e financeira. Hoje, o foco deve voltar-se para as pessoas, no sentido de capacitá-las, aumentando-lhes a consciência profissional, o comprometimento, a competência gerencial, o envolvimento e conseqüentemente melhorando a cultura organizacional. A estratégia está ligada ao comprometimento e à competência.



Copyright © 2010 AIEC.