O método do índice de múltiplos fatores (empregado por firmas de bens de consumo) não demanda o conhecimento de cada um dos possíveis clientes. Kotler (2000) exemplifica o índice de múltiplos fatores com o exemplo de um fabricante de camisas masculinas. O fabricante quer avaliar se a participação dele no mercado de Belo Horizonte está maior ou menor do que a média da participação dele no Brasil. Ele calcula o seu percentual de participação no Brasil e a partir daí começa a comparar esse percentual de participação com vários outros índices macroeconômicas ou setoriais. Um dos índices possíveis de serem calculados é o índice de poder aquisitivo, publicado anualmente pela Sales and Marketing Management nos Estados Unidos e, no Brasil, por alguns órgãos como o IBGE, o Dieese, a Fundação Getulio Vargas e outros.

Acompanhe o seguinte exemplo. Digamos que para a cidade de Belo Horizonte o poder total de compra seja dado pela seguinte fórmula:


B = 0,5y + 0,3 r + 0,2p onde:

B = % do poder total compra do país em Belo Horizonte
y = % da renda pessoal disponível do país em Belo Horizonte
r = % das vendas a varejo do país em Belo Horizonte
p = % da população do país em Belo Horizonte

Considerando que Belo Horizonte possua:

- 0,49% da renda pessoal disponível do Brasil;
- 0,55% das vendas a varejo do Brasil;
- 0,51% da população do Brasil;

Então, teremos:

B = 0,5 (0,49) + 0,3 (0,55) + 0,2 (0,51) = 0,51

Pelo exemplo, podemos concluir que o poder aquisitivo da capital mineira seria correspondente a 0,51% do poder aquisitivo do Brasil. Uma vez que o potencial total do país é de 2 bilhões de reais, o potencial de Belo Horizonte seria de 10.200.000 reais. Nesse caso, a empresa de camisas masculinas poderia comparar sua participação percentual no mercado de Belo Horizonte e no mercado do Brasil como um todo. É importante entender que os pesos atribuídos à renda (0,5), às vendas de varejo (0,3) e à população da região (0,2) não são valores fixos e sim valores calculados empiricamente, a partir de análises estatísticas. Esses valores não são calculados pelas empresas, pois se referem a variáveis macroambientais (dados secundários que as empresas precisam buscar).

Assim, como o índice de poder aquisitivo, vários outros índices podem ser utilizados nessa mensuração da demanda:

• índice de demanda de acordo com a renda da população;
•índice de demanda per capita
•índice de demanda por faixa etária etc.

A validade de estudar esses índices é entender como a demanda pode variar de acordo com a mudança de variáveis macroambientais. A empresa aprende a calcular, por exemplo, o efeito que o envelhecimento etário da população pode produzir na demanda atual por seus produtos ou serviços. O mesmo ocorre com o aumento ou diminuição da renda da população ou com qualquer outra variável para a qual desenvolva índices de demanda.



Copyright © 2010 AIEC.