1 - Conceito Setorial de Concorrência

A análise da concorrência é fundamental como parte da estratégia competitiva. A pesquisa mercadológica pode ser uma importante ferramenta neste processo, pois ela permite não só conhecer os concorrentes como mapear suas possíveis estratégias de marketing, os pontos fortes e fracos de cada um, a definição dos fatores críticos de sucesso etc..

A tarefa de identificar concorrentes nem sempre é simples. Todos sabem que a Rede Globo é um grande concorrente do SBT, mas a faixa de concorrentes reais e potenciais pode ser muito mais ampla do que esta concorrência direta que é facilmente identificável. Kotler (2000) avalia que as empresas estão mais propensas a serem atingidas por novos concorrentes e novas tecnologias do que por concorrentes já existentes.

Para entender melhor as questões relativas à competitividade, é preciso conhecer o conceito setorial da concorrência. Se uma empresa for estudá-la, deve começar pela análise do setor no qual ela está inserida. Setor compreende um grupo de empresas que oferece uma categoria de produtos que são substitutos próximos uns dos outros.



Copyright © 2010 AIEC.