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A inovação tem vida curta1 Pesquisa mostra que da década de 70 para cá, as inovações permanecem cada vez menos tempo sozinhas no mercado Em um estudo realizado entre março e novembro de 2004, a E-Consulting analisou as principais inovações lançadas nos últimos 35 anos em sete setores financeiro, telecomunicações, tecnologia, indústria de base e infra-estrutura, indústria de bens de consumo, varejo e serviços. A conclusão é que o monopólio temporário obtido por uma empresa ao lançar um produto inovador vem diminuindo década a década. Esse período é tanto mais curto quanto menor for a complexidade da inovação. No caso de uma inovação disruptiva, aquela em que o produto é lançado a partir de uma tecnologia completamente nova, como o Viagra, por exemplo, a concorrência demora mais tempo para oferecer um produto com características parecidas. As inovações incrementais, como a adição de sabores a refrigerantes, por exemplo, são copiadas mais rapidamente. Confira a aceleração do tempo das cópias nos quadros abaixo:
___________ 1REVISTA EXAME. São dois textos complementares, ambos são reportagens de Roberta Paduan O primeiro “A inovação tem vida curta “ da Edição nº 835, de: 03/02/2005 e o segundo “As cópias estão mais rápidas” de 27/01/2005. |
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