Cada vez mais são valorizados profissionais criativos e capazes de apresentar novos produtos e soluções para os problemas e processos da organização. Mas a criatividade não é privilégio de alguns seres humanos iluminados. A criatividade é um processo, que demanda conhecimento e que pode utilizar um conjunto de técnicas. Portanto, um profissional criativo (em marketing ou em qualquer outra área) não é alguém que nasceu com inspiração, mas provavelmente alguém que estudou, observou, pesquisou e desenvolveu técnicas que possibilitam a criação.

A demanda por inovação é intensa, mas talvez o local em que ela seja mais visível seja nos produtos, pois os clientes buscam freneticamente novidades nas prateleiras e nas telas da Internet.

Novos produtos são produtos originais, melhorias ou modificações e novas marcas e também produtos já existentes em um local, quando são lançados em outra geografia. O que importa é o ponto de vista do consumidor. Se o consumidor percebe o produto como novo e se esse produto é capaz de produzir mudanças em seu comportamento, então, trata-se de um produto que pode receber a classificação de “novo”.

Segundo Kotler, são 8 as principais etapas de planejamento e desenvolvimento de novos produtos: geração de idéias, análise de idéias, desenvolvimento do conceito e testes, estratégias de marketing, análise de negócios, desenvolvimento do produto, teste do mercado comercialização. Essas etapas são seqüenciais e em qualquer uma delas pode-se perceber que o produto não é viável.



Copyright © 2010 AIEC.