| Resumo
O planejamento financeiro estabelece o método (caminho) pelo qual às metas financeiras devem ser atingidas. O planejamento financeiro de curto prazo, também conhecido como operacional, opera, normalmente, com um período de um ano. A implantação do plano ocorre mediante um orçamento que é a expressão quantitativa das ações propostas pelo plano. Um orçamento pode cobrir aspectos financeiros e não-financeiros do plano. A previsão de vendas ou receitas operacionais é o principal insumo na elaboração do planejamento operacional. Compete ao departamento de marketing a reunião dos dados necessários para a projeção das vendas. Em geral, o departamento se utiliza tanto de dados externos quanto internos. De posse da previsão de venda,
o passo seguinte será o orçamento de produção.
Partindo do volume dos estoques existentes o departamento irá se
inclinar sobre os orçamentos de: matérias-primas; mão-de-obra
direta; custos indiretos de fabricação e custo dos produtos
vendidos. A elaboração do orçamento de matérias-primas requer o cumprimento das seguintes fases:
A Mão-de-obra Direta é relativa ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaboração, desde que haja possibilidade de mensuração do tempo despendido, além da identificação de quem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriação indireta ou rateio. Para a elaboração do Orçamento de Mão-de-obra Direta são utilizadas basicamente três informações:
Os custos indiretos de fabricação são todos os custos de produção relativos ao objeto de custo (produtos em fabricação e produtos acabados) que não podem ser apropriados para aquele objeto de custo de magnitude economicamente viável. Este é um dos orçamentos mais complexos, dada a heterogeneidade dos itens envolvidos e a dificuldade para correlacionar o montante de custos indiretos aos volumes de produção; enquanto o custo dos produtos vendidos é a soma dos custos incorridos na produção dos bens e serviços que estão sendo vendidos. |
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