Resumo

O planejamento financeiro estabelece o método (caminho) pelo qual às metas financeiras devem ser atingidas. O planejamento financeiro de curto prazo, também conhecido como operacional, opera, normalmente, com um período de um ano.

A implantação do plano ocorre mediante um orçamento que é a expressão quantitativa das ações propostas pelo plano. Um orçamento pode cobrir aspectos financeiros e não-financeiros do plano.

A previsão de vendas ou receitas operacionais é o principal insumo na elaboração do planejamento operacional. Compete ao departamento de marketing a reunião dos dados necessários para a projeção das vendas. Em geral, o departamento se utiliza tanto de dados externos quanto internos.

De posse da previsão de venda, o passo seguinte será o orçamento de produção. Partindo do volume dos estoques existentes o departamento irá se inclinar sobre os orçamentos de: matérias-primas; mão-de-obra direta; custos indiretos de fabricação e custo dos produtos vendidos.
A matéria-prima consiste de qualquer material fisicamente agregado ao produto, passando a fazer parte do mesmo. Ela está entre os tipos de custo que compõem os custos diretos de produção.

A elaboração do orçamento de matérias-primas requer o cumprimento das seguintes fases:

a) determinação das quantidades de matérias-primas exigidas para o atendimento da produção;
b) estabelecimento das políticas de estocagem de matérias-primas;
c) elaboração do programa de suprimentos;
d) determinação do custo estimado das matérias-primas necessárias à produção.

A Mão-de-obra Direta é relativa ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaboração, desde que haja possibilidade de mensuração do tempo despendido, além da identificação de quem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriação indireta ou rateio.

Para a elaboração do Orçamento de Mão-de-obra Direta são utilizadas basicamente três informações:

a) registros de tempos e movimentos pela engenharia industrial;
b) estimativas diretas da supervisão de produção;
c) estimativas por um grupo assessor, com a utilização de métodos estatísticos.

Os custos indiretos de fabricação são todos os custos de produção relativos ao objeto de custo (produtos em fabricação e produtos acabados) que não podem ser apropriados para aquele objeto de custo de magnitude economicamente viável.

Este é um dos orçamentos mais complexos, dada a heterogeneidade dos itens envolvidos e a dificuldade para correlacionar o montante de custos indiretos aos volumes de produção; enquanto o custo dos produtos vendidos é a soma dos custos incorridos na produção dos bens e serviços que estão sendo vendidos.



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