Logo, a abordagem da porcentagem implica que a empresa não receberá os benefícios que resultam dos custos fixos quando as vendas estão aumentando. Evidentemente, a recíproca também será verdadeira quando ocorrer contração nas vendas. Portanto, em situação de aumento nominal das vendas, o método da porcentagem tende a subestimar os lucros. Quando as vendas estão caindo, o método tende a superestimar os lucros.

Supondo-se que a Empresa Beta tenha projetado para o ano de 2008 um acréscimo nominal nas vendas de 20%. Certamente uma série de fatores influenciou a alta direção da empresa em projetar estes 20% de variação nominal, a saber:

• crescimento histórico de vendas da empresa;
• nível de atividade econômica e demanda global no segmento de calçados;
• capacidade de produção da empresa e de seus concorrentes;
• projeção de inflação; as campanhas publicitárias, descontos promocionais e termos de crédito.

É evidente que, se a previsão de vendas estiver errada, as conseqüências podem ser sérias. Inicialmente, se o mercado se expande mais do que a empresa se preparou para crescer, a mesma não será capaz de satisfazer a demanda. Seus clientes acabarão comprando produtos dos concorrentes e Beta perderá participação no seu mercado.



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