| Imagine-se
uma empresa que possua uma capacidade instalada de 100 unidades físicas
e supondo que a economia esteja passando por um período recessivo
e que a empresa esteja operando com 70% da capacidade instalada. À
medida que a economia for se recuperando e a empresa for absorvendo mais
e mais de sua capacidade instalada, até alcançar os 100% da
capacidade, os aumentos nas vendas não serão correspondidos
por gastos nas instalações. É evidente que a empresa,
antes de chegar aos 100% da capacidade instalada, caso a economia sinalize
confiança, optará por aumentar a sua capacidade instalada.
Mas algumas empresas, porém, de fato têm um
relacionamento fixo entre as vendas e as instalações e equipamentos,
mesmo no curto prazo. Por exemplo, novas lojas em muitas redes de varejo
alcançam as mesmas vendas durante seu primeiro ano que as lojas
existentes da rede. Então, o único meio desses varejistas
crescerem está em adicionar novas lojas, o que resulta em um forte
relacionamento proporcional entre os ativos fixos e as vendas. |
Copyright © 2010 AIEC.
|