Resumo

O DRE apresenta o resultado (lucro ou prejuízo contábil) experimentado em determinado exercício social, enquanto o Balanço Patrimonial apresenta a posição da empresa em determinado momento.

A projeção do DRE poderá ocorrer por meio do método da porcentagem de vendas, também conhecido por método de previsão de índices constante, o qual se supõe, inicialmente, que todos os custos/despesas, com exceção da depreciação e, evidentemente, da alíquota do imposto de renda, são porcentagens específicas de vendas. A vantagem deste método é ser de fácil implantação. A desvantagem é não ser especialmente útil para os administradores, visto ser um dos objetivos dos administradores operacionais a limitação do crescimento de certos itens, tais como custos e estoque, de forma a melhorar a lucratividade.

Outra maneira de se projetar o DRE pro forma seria mediante a subdivisão entre os custos e as despesas por meio dos seus componentes fixos e variáveis.

Com relação à projeção do balanço patrimonial dispomos de diferentes abordagens. Provavelmente a técnica criteriosa seja a mais popular. O uso dessa técnica na elaboração do BP projetado envolve estimar certas contas e calcular o valor de outras. Quando essa técnica é empregada, o financiamento externo necessário serve para fazer o balanço “bater”, para sua aplicação, é preciso fazer inúmeras suposições.

Quando da projeção do BP, dentro da técnica criteriosa, ao defrontar-se com Financiamento Externo Necessário, o levantamento dos recursos poderá acontecer por meio de empréstimos bancários, emissão de títulos de dívidas ou, ainda, pela venda de novas ações.



Copyright © 2010 AIEC.