Por exemplo, se a empresa está operando o orçamento de caixa para o mês de janeiro, o que o financeiro da empresa faz? Computa todas as entradas previstas para o mês de janeiro e todas as saídas, a diferença entre os valores mais o saldo de caixa do último dia de dezembro (saldo inicial de caixa) devem gerar o saldo final de caixa para o mês de janeiro.

Segundo Assaf Neto (2003, p. 482), o objetivo geral da manutenção de um saldo mínimo de caixa é o de permitir que a empresa possa corretamente saldar seus compromissos programados e manter, ainda, uma reserva de segurança de forma a cobrir suas necessidades de pagamentos imprevistos (não programados). De forma idêntica, o caixa mínimo deve também financiar a falta de sincronização entre entradas e saídas de fundos, ou seja, as disponibilidades devem apresentar-se suficientes para processar pagamentos quando as entradas esperadas (recebimentos) não se realizarem.

São conhecidas diversas técnicas de apuração do saldo mínimo operacional de caixa de uma empresa, até mesmo algumas com alto grau de sofisticação matemática. Um critério mais simples e bastante adotado na prática baseia-se no ciclo de caixa (financeiro) da empresa, determinando o saldo mínimo com base na identidade:


Saldo mínimo de caixa = Desembolsos totais de caixa esperados em determinado período/Giro de caixa no período

Por exemplo, se os desembolsos anuais previstos por determinada empresa atingirem $ 10.000.000, e o giro de caixa no mesmo período for 10 vezes (ciclo de caixa = 36 dias), a necessidade mínima de caixa será de:

$ 10.000.000/10 = $ 1.000.000

Este resultado significa que se a empresa colocar $ 1.000.000 no disponível no início do período, ela terá condições financeiras suficientes para saldar todos os seus compromissos operacionais.



Copyright © 2010 AIEC.