Desde 1990, o padrão adotado pela EAN Brasil – Associação Brasileira de Automação Comercial é o EANCOM, uma subdivisão do padrão EDIFACT. A EAN Brasil tem um Comitê de Padronização, do qual participam diversas empresas que estudam novos documentos para se incorporar aos padrões já estabelecidos. Isso deverá motivar mais usuários a se interessarem pelo sistema, barateando assim seus custos de utilização.


O sistema EAN-UCC é conjunto de padrões, que possibilita a gestão eficiente de cadeias de suprimentos globais e multissetoriais, identificando com exclusividade produtos, unidades logísticas, localizações, ativos e serviços. Ele facilita os processos de comércio eletrônico, propondo soluções estruturadas para mensagens eletrônicas viabilizando a total rastreabilidade das operações.

Os números de identificação podem ser representados por meio de símbolos do código de barras para possibilitar a leitura eletrônica (óptica) no ponto de venda, no recebimento nos depósitos ou em qualquer outra etapa, em que seja necessária a captura de dados nos processos de negócios.

O sistema é projetado para superar as limitações decorrentes do uso de codificações específicas (restritas) de um setor, organização ou empresa, e tornar o comércio muito mais eficiente e reativo aos clientes.

O código de barras é uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados, por meio de leitura óptica nas operações automatizadas.



Copyright © 2010 AIEC.