RFID - Radio Frequency Identification

Os códigos de barras estão sendo substituídos gradativamente por um dispositivo baseado num micro chip que armazena informações sobre o produto e se comunica por meio de ondas de rádio com um aparelho de leitura.

Esta inovação é chamada de Radio Frequency Identification (RFID), que em português significa "Identificação por Radiofreqüência". Dentro de pouco tempo, esta tecnologia já está presente em diversos produtos comercializados atualmente.

A RFID se caracteriza por um microcircuito eletrônico que armazena informações sobre os produtos e permite sua localização em poucos segundos, e a transmissão de seus dados a um dispositivo receptor situado a vários quilômetros de distância. Pode ser usada, por exemplo, para localizar e identificar cabeças de gado ao ar livre ou para encontrar livros nas bibliotecas.

Sua aplicação em massa ocorrerá brevemente nas lojas e supermercados, onde os clientes só terão que passar suas compras sob um leitor, o qual, por meio de uma antena, enviará um sinal e ativará os chips dos produtos adquiridos para que enviem as informações armazenadas em seus circuitos. Com estes dados, o sistema calculará imediatamente o preço total da compra.

O sistema, que possui um micro circuito eletrônico situado entre duas lâminas de plástico transparente e carrega um minúsculo dispositivo de rádio que envia e recebe sinais para fornecer informação, também é conhecido como chip I-Code, e não requer o emprego de scanner ou de dispositivos de leitura eletrônica.

A RFID armazena na base de dados do estabelecimento comercial informações sobre os produtos comprados, como por exemplo, sua marca, data e lugar de fabricação.

Grandes armazéns e supermercados já começam a substituir o clássico sistema de código de barras pela RFID.



Copyright © 2010 AIEC.