Resumo
O objetivo principal
desta unidade foi o de destacar a importância da incorporação
da tecnologia da informação aos sistemas produtivos, enfatizando
seus principais impactos sobre a estrutura e o gerenciamento organizacional,
bem como as possibilidades abertas por este tipo de tecnologia para o
aperfeiçoamento e integração dos negócios
internos e externos das empresas.
Foi evidenciada
a importância da tecnologia da informação como fator
indispensável para o processo de criação e desenvolvimento
de capacitação tecnológica. Foram apresentados os
principais impactos desse tipo de tecnologia sobre o ambiente organizacional,
principalmente com relação às mudanças na
natureza do trabalho, às transformações no gerenciamento
e na estrutura das empresas e com respeito à integração
dos negócios dentro e fora das empresas.
Os principais benefícios obtidos com EDI são os seguintes:
redução de estoques, racionalização e desburocratização
dos processos e procedimentos, racionalização de custos
(horas-homem, transportes de insumos e produtos, combustível e
papel, dentre outros), confiabilidade nas informações, agilidade
e maior precisão na troca de documentos e coleta de informações
dos clientes, com minimização dos erros de manipulação
dos dados. Constitui uma valiosa ajuda para controle mais efetivo da produção.
Também podem ser obtidas melhorias de atendimento ao cliente, mais
agilidade nas entregas e maior fidelidade nas parcerias comerciais, aumentando
a aliança estratégica entre empresas.
É por meio dos conceitos que se visualizam os relacionamentos com
metas e objetivos comuns da filosofia just in time, especificamente
quando se trata de comunicações com clientes e fornecedores
que também trabalham nesse contexto.
A possibilidade de transmissão direta das necessidades de produção, num sistema puxado de acordo com as quantidades realmente necessárias entre empresas fornecedoras, visualiza-se cada vez mais como uma realidade presente uma vez que tecnologicamente muitos recursos já estão disponíveis.
O envio eletrônico de informação entre empresas em
formato tipo kanban eletrônico, em sistemas próprios,
deve significar mudança nas organizações, no sentido
de se interligarem com formatos padronizados para controle de produção
consistente com os sistemas produtivos de cada empresa, o que implica
atualmente em muitas dificuldades.
O relacionamento JIT entre empresas não se limita a sistemas interligados
de produção puxada, mas trata-se de novas regras de relacionamento
geral entre empresas, a todo nível. As empresas que estão
trabalhando para implantar a filosofia JIT não têm experiência
suficiente para estabelecer o relacionamento com fornecedores num nível
tão avançado. Essas novas tecnologias de informação
podem ajudar a estabelecer sistemas simples de comunicação
entre empresas que, no futuro e progressivamente, se incorporem não
somente aos sistemas de vendas e compras de produtos, mas também
aos sistemas de controle simplificados, em nível de chão
de fábrica, numa efetiva integração de sistemas de
informação interna e entre as empresas.
A estratégia empresarial de investir em tecnologia da informação
deve ser precedida ou vir acompanhada por transformações
profundas na política de recursos humanos, de modo a formar uma
força de trabalho compatível com essa tecnologia; isto é,
pessoas com pensamentos próprios, capazes de tomar decisões,
assumir responsabilidades e de espírito criativo e inovador.
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