Fayol completa sua teoria com a proposição de 14 princípios que, segundo ele, devem ser seguidos para a eficácia da administração, que são:


Divisão do trabalho
Autoridade e responsabilidade
Disciplina
Unidade de comando
Unidade de direção
Subordinação dos interesses
individuais aos interesses gerais

Remuneração do pessoal


Centralização
Cadeia escalar
Ordem
Eqüidade
Estabilidade e duração do pessoal
Iniciativa
Espírito de equipe

Em síntese, a Teoria Clássica concebe a organização como uma estrutura, de forma estática e limitada. Os aspectos organizacionais sofrem análise de cima para baixo, da direção para a execução e do todo para as partes.

A Teoria Clássica numa abordagem rígida e mecanicista considerava a organização como uma máquina, enfatizava as tarefas ou a tecnologia e era inspirada em sistemas de engenharia, tratava o homem como um apêndice da máquina, procurava adaptar o homem à máquina e vice-versa. Na teoria Clássica a autoridade era centralizada, as linhas de autoridade eram claras, considerava a especialização e competência técnica, acentuava a divisão de trabalho, confiava nas regras e nos regulamentos, fazia clara separação entre linha e staff e dava ênfase nas relações inter cargos. A eficiência foi o objetivo básico perseguido por essa teoria.



Copyright © 2010 AIEC.