2 - O Conhecimento e os Novos Modelos Organizacionais

Com o crescimento da importância produtiva do “conhecimento”, a emergência de uma cultura de aprendizagem é apontada como fator de críticas para as organizações, inserida em um mercado altamente competitivo (Senge, 1990; Schein, 1993; Fleury & Fleury, 1997;

Esses autores destacam a contribuição da informação, enquanto estímulo e suporte ao processo de aquisição de conhecimentos, assim como a importância dos valores dos indivíduos inseridos nas organizações.

Da mesma forma, é preciso uma estrutura organizacional que apóie o estilo gerencial propício à criação do conhecimento.

NONAKA E TAKEUCHI nos mostram que os novos modelos organizacionais propostos por autores contemporâneos – empresa horizontal, estrutura em teia (rede), a “pirâmide invertida” entre outros – apresentam características em comum:


1) Tendem a ser mais horizontalizadas do que as tradicionais hierarquizadas.
2) Assumem uma estrutura constantemente dinâmica e não estática
3) Apóiam o empowerment no sentido de desenvolver familiaridade com os clientes.
4) Enfatizam a importância de competências – tecnologias e habilidades únicas.
5) Reconhecem o conhecimento e a inteligência como um dos ativos que mais possibilitam a alavancagem de uma empresa.



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