| 3
- O Conhecimento como Recurso Organizacional
“Nos últimos trinta anos, produziu-se um volume de informações novas maiores do que nos cinco mil anos precedentes. Cerca de mil livros são publicados no mundo por dia e o total do conhecimento impresso duplica a cada oito anos”. (Ansiedade da Informação, p.39)
As mutações técnicas a partir da década de 1950, tendo por base as tecnologias de informação e comunicação, acarretam uma verdadeira explosão nos fluxos de informações. A explosão de informações, a partir dos anos 50, constituiu em crescimento exponencial da bibliografia produzida nas diversas áreas de conhecimento no período pós-guerra. A busca de conhecimentos por meio de atividades sistematizadas aumenta a produção de literatura e a variedade de publicações (livros, periódicos, relatórios etc.).
Surge, então, o desafio de organizar os documentos para sua efetiva utilização. Atualmente, a organização se dá em bases de dados eletrônicas com enorme capacidade de armazenamento, inclusive com tecnologia para acesso às bases de dados remotas. Na sociedade do conhecimento é possível o acesso à informação onde quer que ela esteja. Os novos canais de transferência de informação são intensamente utilizados, com a transferência de grande número de mensagens, a altas velocidades, por meio de canais de comunicação como satélites e fibra ótica. |
Copyright © 2010 AIEC. |