A GRI (Gerencia de Recursos Informacionais) e a Gestão do Conhecimento são estratégias distintas, mas implicadas. Isso significa que, além de serem necessárias as clássicas ações de administração da informação que visam estruturar o conhecimento (identificar, armazenar, organizar e distribuir informações), é preciso desenvolver ações que facilitem sua compreensão pelo usuário, transformando-a conhecimento. Nesse conceito, a gestão da informação não é uma estratégia isolada ou um fim em si mesmo, mas pretende gerir a informação na perspectiva da aprendizagem.

Trabalho e Conhecimento: Século XXI - É crescente a importância econômica, política e cultural da informação. Hoje, a informação e o conhecimento são os principais recursos da economia. A acumulação de capital se dá sob a égide do mercado financeiro, ocorrendo a virtualização do empreendimento e a volatilidade do capital, com ganhos financeiros na troca de papéis/informações.

A reestruturação produtiva decorrente da globalização utiliza largamente o trabalho informacional. Nos EUA, 60% da população ativa trabalham no processamento das informações. Há profunda transformação da organização industrial do trabalho. Cresce a importância produtiva do “conhecimento”.

O conhecimento, segundo os teóricos da sociedade de informação, progressivamente influencia o trabalho de duas maneiras:


1ª - aumento do conteúdo de conhecimentos do trabalho existente – a tecnologia adicionaria mais do que retiraria a qualificação dos trabalhadores.



2ª - criação e expansão de novos tipos de trabalho no setor do conhecimento – tornando os trabalhadores de conhecimento predominantes na economia.



Copyright © 2010 AIEC.